Inimigo invisível: como os raios ultravioleta afetam o material plástico?
21 de junho de 2023Como a tinta em pó está presente no nosso cotidiano através dos bens de consumo chamados de “linha branca”?
25 de julho de 2023O que é plasticultura?
A plasticultura é uma técnica agrícola que envolve o uso de materiais plásticos, como filmes de polietileno, para melhorar a produção de cultivos.
A utilização de plásticos na plasticultura tem vários objetivos. Dentre eles, destaca-se o uso dos filmes plásticos para criar uma barreira física entre as plantas e o ambiente externo, proporcionando proteção contra condições climáticas adversas, como chuva excessiva, ventos fortes, geadas e granizo. Isso permite que os agricultores cultivem plantas em regiões com climas desafiadores ou fora de época.
Além disso, a plasticultura ajuda a otimizar o ambiente de cultivo, controlando a temperatura e a umidade. Os plásticos retêm o calor do sol, criando um microclima mais quente dentro da área cultivada, e também reduzem a evaporação da água do solo, o que economiza água.
No entanto, vale ressaltar que o uso excessivo de plásticos na agricultura pode ter impactos ambientais negativos, como a geração de resíduos plásticos e a contaminação do solo e da água. Portanto, é fundamental utilizar práticas sustentáveis e buscar alternativas mais ecológicas na plasticultura, como reciclagem ou plásticos biodegradáveis.
Qual o impacto dos raios ultravioleta na plasticultura?
A radiação UV pode causar danos aos materiais plásticos ao longo do tempo, como a degradação da estrutura molecular e a perda de propriedades físicas. Isso pode levar ao envelhecimento precoce dos filmes plásticos, reduzindo sua vida útil e eficácia na proteção das plantas. Porém, com o uso de estabilizantes à luz, esses filmes plásticos têm sua vida útil prolongada e melhoram as propriedades tanto do plástico em si quanto do produto final.
Na plasticultura, é possível produzir filmes plásticos especiais, que têm a capacidade de filtrar a luz ultravioleta, permitindo apenas a passagem de comprimentos de onda específicos. Esses filmes, normalmente utilizados para cobertura de estufas, são projetados para fornecer uma exposição controlada a radiação UV, protegendo as plantas de eventuais danos. Eles são feitos de polímeros que contêm aditivos específicos, como os filtros UV, que absorvem e convertem essa radiação em calor, reduzindo assim sua intensidade.
Aplicações interessantes envolvendo radiação UV
O controle da radiação ultravioleta na plasticultura pode acontecer de diversas maneiras para múltiplas aplicações. Uma dessas aplicações pode ser feita em estufas agrícolas, onde é possível modificar o espectro de luz visível dentro da estufa mediante ao uso de pigmentos fotoluminescentes, que absorvem a radiação ultravioleta e a reemitem nas frequências do espectro visível mais aproveitadas pelas plantas.
Outra aplicação interessante é para a proteção do cultivo contra insetos, como mosca-branca, por exemplo. O filme plástico da cobertura da estufa é projetado para filtrar completamente a radiação ultravioleta que estes insetos usam para a visão. Desta forma, o interno da estufa parece escuro aos insetos, fazendo assim com que eles prefiram não entrar e, por consequência, ocorre uma redução de concentração destes insetos, propagadores de pragas, no cultivo.
Vale ressaltar a importância de realizar pesquisas adicionais para otimizar os métodos de aplicação e entender melhor os efeitos dos raios ultravioleta em diferentes culturas, a fim de aproveitar todo o potencial dessa tecnologia na plasticultura.
Caso ainda tenha dúvidas e gostaria de saber mais sobre o tema, entre em contato conosco através do link: clicando aqui e converse com um de nossos consultores técnicos diretamente do seu WhatsApp.