Fios e Cabos: A Força Invisível que Sustenta a Modernidade
18 de setembro de 2023Quais Benefícios as Tintas Líquidas Podem Proporcionar para a Indústria Automotiva?
27 de novembro de 2023A Origem
O material plástico não foi “descoberto” em um único momento, mas sim desenvolvido ao longo de várias décadas. Contudo, podemos dizer que o primeiro plástico verdadeiramente sintético foi a baquelite, inventada por Leo Baekeland em 1907.
A baquelite é feita através da polimerização de fenol e formaldeído, e foi amplamente utilizado no início do século XX em uma variedade de aplicações, incluindo isoladores elétricos, peças de rádio, telefones, utensílios de cozinha, joias, alças de ferramentas e muito mais. Foi um avanço significativo na indústria de plásticos, pois era durável, resistente ao calor e isolante elétrico.
Antes da baquelite, já havia materiais naturais e semissintéticos, como a celulose (usada na produção de celofane) e a borracha natural, mas esses produtos não tem as características dos polímeros termoplásticos sintéticos que surgiram em seguida e representam os plásticos modernos.
A pesquisa e o desenvolvimento de plásticos continuaram ao longo do século XX, resultando em uma grande variedade de plásticos com diferentes propriedades e aplicações. Alguns dos plásticos mais conhecidos incluem o polietileno, o polipropileno, o PVC, o PET e o poliestireno, que foram desenvolvidos em diferentes momentos e para diferentes finalidades.
Quais são as Principais Características e Aplicações do Material Plástico?
Existem diversos tipos de plásticos, cada um com suas próprias características e aplicações específicas. Podemos citar alguns dos tipos mais comuns de plásticos e suas principais características, sendo eles:
Polietileno de baixa densidade (PEBD):
Características: Leve, amorfo, resistente à umidade, boa resistência química, baixa densidade, baixo custo.
Aplicações: Sacolas plásticas, embalagens, filmes agrícolas, brinquedos.
Polietileno de Alta Densidade (PEAD):
Características: Maior densidade que o PEBD, altamente cristalino, ótima resistência a produtos químicos, rigidez.
Aplicações: Recipientes de produtos químicos, embalagens soprados, tubos, tanques.
Polipropileno (PP):
Características: Leve, resistente a produtos químicos, boa resistência à tração.
Aplicações: Embalagens (BOPP), tampas de garrafas, peças automotivas, utensílios de cozinha, fibras e filamentos (ex. carpetes).
Policloreto de Vinila (PVC):
Características: Durável, resistente à corrosão, rígido ou flexível (dependendo da formulação), bom isolante elétrico.
Aplicações: Tubos, janelas, forros, fios e cabos elétricos, revestimentos de piso, lonas para caminhão e construção civil.
Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS): Características: leve, resistência mecânica e química, superfície brilhosa, fácil moldabilidade. Aplicações: Eletroeletrônicos, linha branca, peças automotivas.
Poliestireno (PS cristal ou PSAI):
Características: Leve, transparente (cristal) ou opaco quando modificado pelo impacto (PSAI), fácil de moldar.
Aplicações: Copos descartáveis, embalagens de alimentos, brinquedos, eletroeletrônicos.
Polietileno Tereftalato (PET):
Características: Transparente, resistente, leve, bom para embalagens de alimentos e bebidas.
Aplicações: Garrafas de refrigerante, recipientes de alimentos, fibras têxteis.
Poliamida (PA6, PA6.6):
Características: Alta resistência à tração, baixa fricção, resistência ao desgaste.
Aplicações: Fibras têxteis, escovas de dentes, engrenagens, peças de máquinas e automóveis.
Poliuretano (PU e TPU):
Características: Variedade de durezas (de macio a rígido), boa resistência à abrasão, forte adesivo.
Aplicações: Espumas rígidas e flexíveis, isolamento térmico e acústico, colchões, selantes, solas de sapato, rolamentos,.
Poliacetal (POM):
Características: Alta resistência, baixa fricção, resistência química.
Aplicações: Engrenagens, rolamentos, peças de máquinas.
Policarbonato (PC):
Características: Transparente, boa resistência ao calor e a impacto.
Aplicações: Chapas alveolares para construção civil, painéis, componentes eletroeletrônicos, capacetes, óculos de proteção..
Há uma grande variedade de polímeros disponíveis, sendo que cada um têm características específicas. Para conseguir fazer a melhor escolha sobre qual tipo de plástico usar, deve ser levado em consideração as necessidades da peça, os fatores econômicos, os regulamentos aplicáveis (contato com alimentos, por exemplo) e a durabilidade desejada.
A Importância da Reciclagem
O plástico é onipresente em nosso cotidiano e desempenha um papel fundamental em uma variedade de áreas em nossa vida. Contudo, mesmo tendo muitos benefícios, também há preocupações ambientais relacionadas ao seu descarte não apropriado no meio ambiente. Devido à boa resistência química da maioria dos plásticos, a persistência deles no meio ambiente pode ser muito longa.
Por isso, existe um foco crescente na pesquisa e no desenvolvimento de plásticos mais sustentáveis, na educação, na segregação e reciclagem desse material, especialmente de plásticos descartáveis.
A reciclagem permite a conservação de recursos naturais, redução de resíduos sólidos, economia de energia, redução na emissão de gases CO2, conservação do meio ambiente e maior qualidade de vida, além de ser importante para a geração de empregos.
Caso ainda tenha dúvidas e gostaria de saber mais sobre o tema, entre em contato conosco através do link: clicando aqui e converse com um de nossos consultores técnicos diretamente do seu WhatsApp.