parallax background

De vilão à herói: Veja como o plástico ajuda no combate ao Coronavírus.

Linha de resinas biodegradáveis
25 de abril de 2020
Linha de resinas biodegradáveis
25 de abril de 2020

Recentemente, a guerra contra o plástico veio a tona e se tornou um dos assuntos mais discutidos mundialmente.


Atualmente, o plástico é visto como vilão e principal poluente do solo e dos oceanos, por sua longa decomposição e desenfreado descarte inadequado.


Sob o ponto de vista dessas repercussões, grandes organizações ao redor do mundo tomaram atitudes drásticas, buscando se posicionar de maneira sustentável nessa guerra. 


Substituíram seus itens que eram compostos por plástico por outros materiais ou simplesmente abriram mão desses itens.


No meio dessa guerra contra o plástico, o Planeta entrou numa luta muito maior, a da humanidade contra o Coronavírus (que em pouquíssimo tempo se tornou uma pandemia e fez o mundo parar).


Atualmente (na data de publicação desse artigo), pessoas estão enfrentando o isolamento social, a roda da economia gira de forma muito mais lenta e ninguém sabe quais serão as consequências desse momento de crise e lockdown.


E o que essa pandemia tem a ver com a guerra do plástico?


Primeiramente, a inovação e os polímeros andam lado a lado com a área hospitalar, além de que os descartáveis diminuem a incidência do compartilhamento de objetos e a velocidade de dissipação do vírus.

Uso de polímeros e plástico em máscaras hospitalares para combate ao Coronavírus.
Imagem ilustrativa da utilização de polímeros em máscaras hospitalares.


Nesse interím, o plástico passou de vilão à herói e tem sido um aliado fundamental no combate ao Coronavírus.


Inclusive, uma das atitudes drásticas foi a da Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo.


A empresa optou por abandonar copos descartáveis e trabalhar com copos retornáveis, afim de diminuir o consumo e descarte de plástico.


Em contra partida, no meio a toda essa situação de luta pela diminuição de contágio do Covid-19, a Starbucks optou por voltar a utilizar os copos descartáveis em suas cafeterias pelo mundo


Além desse exemplo, possuímos diversas aplicações dos polímeros na área hospitalar, que proporcionam diversos benefícios.


Desse modo, por suas propriedades e o baixo custo, o plástico se torna imprescindível nos avanços da medicina, sendo um fator chave no combate ao Coronavírus.


Diante disso, listamos alguns exemplos de aplicações do plástico nos itens mais usados na luta contra o Covid-19:

Não-tecidos (aventais, mascaras, etc):

Nesse sentido, a opção de não-tecido (Polipropileno – PP) é muito utilizada nos centros cirúrgicos e salas de exame por serem resistentes, mas também descartáveis. Uma solução eficiente e mais segura contra a contaminação.

Uso de polipropileno não-tecidos em equipamentos hospitalares descartáveis.
Imagem ilustrativa de aplicação de não-tecidos em utensílios hospitalares descartáveis.


Seringas:

Anteriormente, as seringas eram produzidas em outros materiais, com alto risco de quebra e sujeitas a problemas de contaminação por baixa eficiência na esterilização. Atualmente, a grande maioria das seringas usadas é de Polipropileno (PP), com baixo custo e descartáveis, evitando quase totalmente o risco de contaminação.

Aplicação de polipropileno PP em tubos de seringas contra o Coronavírus.
Imagem ilustrativa de tubo de seringa em Polipropileno (PP).


Incubadoras:

Em síntese, as incubadoras têm sido utilizadas em muitos leitos ao redor do mundo e utilizam muito o plástico em sua composição. Desde suas rodas, componentes internos até sua cobertura em acrílico (PMMA). Proporcionando um custo reduzido e mantendo as propriedades necessárias para a qualidade do equipamento.

Incubadoras feitas de plástico no cuidado de pacientes de Coronavírus.
Imagem ilustrativa de incubadora hospitalar com componentes plásticos.


Frascos de álcool gel:

Acima de tudo, os altos índices de resistência mecânica, transparência e brilho, fazem do PET uma ótima opção para a utilização em frascos de álcool gel. É muito difícil que uma embalagem feita desse polímero quebre após choques e quedas consideráveis, mantendo o álcool gel em segurança e evitando o desperdício.

Frasco em PET de alcool gel.
Imagem ilustrativa de álcool em gel dentro de embalagem de PET.


Apesar de tudo sobre o posicionamento e a tratativa de combater o uso do plástico, percebemos que ele se torna imprescindível em diversas áreas de nossas vidas, e principalmente, na área da medicina.


Em resumo, aqui na Tiken, nós não somos a favor da poluição do planeta através do plástico, mas defendemos que o vilão não é o produto em si e que o descarte consciente tem que ser instruído à todos, para que os níveis de poluição diminuam.


Por fim, não podemos tomar decisões equivocadas somente pela repercussão midiática de um assunto, sem antes observamos todas as opções.


Em contra partida, se o descarte consciente não for viável no Brasil, as soluções em polímeros biodegradáveis já estão prontas para nos atender.


Nós da Tiken continuaremos nossas atividades no período de quarentena e estamos à disposição para todos os fabricantes de equipamento hospitalar.


Em outras palavras, não é hora de achar um vilão, mas de nos ajudarmos como humanidade para passarmos por uma guerra muito maior. 


Através da química, estamos fazendo do mundo um lugar melhor.


Afinal, se você é a favor de fazer do mundo um lugar melhor e está lutando para que essa guerra contra o Coronavírus acabe logo, nos siga nas redes sociais e vamos lutar juntos por essa causa:


Siga a Tiken no LinkedIn, Instagram e Facebook, venha fazer do mundo um lugar melhor!

3 Comments

  1. Leonardo Godoy dos santos disse:

    Sou reciclador a mais de 30 anos,o universo do plásticos é fantástico,ele praticamente está quase em todos os lugares em nossas vidas.

  2. Parabéns pela postagem! Realmente os benefícios dos plásticos são imensos e temos orgulho desse segmento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De vilão à herói: Veja como o plástico ajuda no combate ao Coronavírus.
A Tiken se preocupa com você e sua privacidade
O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.