Raios ultravioleta na plasticultura, uma alternativa promissora
13 de julho de 2023Símbolos do Plástico: Entendendo seu Significado
14 de agosto de 2023Como a tinta em pó está presente no nosso cotidiano através dos bens de consumo chamados de “linha branca”?
O que é “linha branca”?
Linha branca é um termo presente na indústria de eletrodomésticos para se referir a uma categoria específica de produtos de consumo, que são essenciais para a maioria das casas e desempenham funções importantes no cotidiano, facilitando as tarefas diárias. Alguns dos principais itens são: ar-condicionado, cafeteira, freezer, fogão, geladeira, máquina de lavar roupa e micro-ondas.
A origem do termo “linha branca” não é clara, mas há quem diga que é devido a cor desses produtos, uma vez que a maioria deles se encontram na cor branca. Outros dizem que esse nome é por eles serem itens básicos de necessidade para a vida humana. Há também quem defenda que o motivo é em razão desses produtos serem elaborados tecnologicamente para gerar menor impacto ambiental.
Não existe uma origem definitiva do nome, mas é fato que esses itens são cruciais para aumentar a qualidade de vida de uma pessoa. Por isso, esse tema está em pauta atualmente, com o governo trabalhando em um programa para redução de preços desses bens com o intuito que mais pessoas possam adquiri-los, uma vez que por terem uma longa vida útil, eles não são facilmente trocáveis. Mas você sabe como a pintura desses itens são feitos?
Quais são as principais características da tinta em pó?
A tinta em pó é um tipo de revestimento utilizado em diversos setores industriais para aplicação em superfícies metálicas, ou outras que requerem proteção, acabamento e melhoria da aparência estética. A principal característica distintiva da tinta em pó é que ela é aplicada, como o próprio nome diz, na forma de pó seco, ao contrário das tintas líquidas convencionais.
O processo de aplicação desse material é chamado de pintura eletrostática, e consiste em carregar eletrostaticamente as partículas de tinta em pó para que sejam atraídas à superfície do objeto que será pintado. Essa técnica é amplamente utilizada em diferentes indústrias, incluindo a de eletrodomésticos, devido à sua eficiência, visto que permite um baixo desperdício.
Outra característica positiva é que a tinta em pó é livre de solventes, o que a torna ambientalmente amigável e reduz a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs). O resultado é uma superfície durável e esteticamente agradável nos eletrodomésticos que encontramos em nossas casas.
Como a tinta em pó é aplicada nesses eletrodomésticos?
A aplicação de tinta em pó nesses produtos ocorre, como citado anteriormente, por meio de uma pistola de pintura eletrostática, com uma ordem de processos a ser seguida, sendo todos cruciais para que o resultado tenha o maior nível de excelência possível. É fundamental que cada processo seja bem-feito e que seja na ordem pré-estabelecida, de forma a evitar desorganização e, consequentemente, uma peça com o acabamento diferente do esperado.
Primeiramente, é necessário preparar a superfície antes da aplicação da tinta em pó, isso inclui a limpeza e remoção de quaisquer óleos, poeira ou contaminantes, garantindo que a tinta se espalhe uniformemente.
Em seguida, acontece a aplicação da tinta em pó, que é realizada em uma cabine de pintura especialmente projetada para essa finalidade. A peça pintada é direcionada para um forno, onde ocorre a cura da tinta há uma temperatura próxima a 200°C por alguns minutos.
Por fim, depois de curado, o eletrodoméstico é resfriado e está pronto para ser montado, inspecionado e embalado.
A Tiken possui todos os aditivos necessários para a fabricação da tinta em pó, desde o agente nivelante e degaseificante, que vai garantir a superfície do filme lisa, até os agentes de cura para que o filme seja formado.
Caso ainda tenha dúvidas e gostaria de saber mais sobre o tema, entre em contato conosco através do link: clicando aqui e converse com um de nossos consultores técnicos diretamente do seu WhatsApp.