Linha de resinas biodegradáveis
25 de abril de 2020Aditivos para plástico: Mais performance e menos custo
3 de junho de 2020Você com certeza já ouviu falar sobre a economia circular e a sustentabilidade.
Mas você sabe como isso pode trazer vantagens para o seu negócio com a economia circular e fazer com que largue na frente da concorrência?
Preparamos 3 dicas essenciais que podem mudar o jogo para o seu negócio.
Como já é de conhecimento, o assunto ‘Economia Circular‘ vem tomando altas proporções no mercado global, independente do seu ramo de atuação.
Ao mesmo tempo, esse fator causará impacto no mercado nacional e principalmente para nós que utilizamos o plástico (seja em alguma fase do processo produtivo ou em itens terceirizados).
Esse novo modelo de economia, busca em sua essência a reutilização dos itens produzidos, evitando o descarte desenfreado de produtos obsoletos e consequentemente a poluição do planeta.
Com base nisso, diversas ações já foram tomadas ao redor do mundo e brevemente chegarão ao Brasil.
Baseando-se em estatísticas e previsões, ações mais severas podem chegar de forma muito rápida em solo brasileir.
Afinal, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo e com taxa de reciclagem de 1,28% (ficando atrás somente da Índia, China e Estados Unidos).
O importante diante disso é estar preparado para as mudanças. E para os que buscam vantagem competitiva, é possível tirar proveito dessas alterações, adquirindo benefícios para seu negócio através da economia circular.
Diante desse cenário, separamos 3 tópicos que podem te colocar na frente de seus concorrentes:
1 – Reaproveitamento do produto pós consumo:
Na economia circular, nada é desperdiçado. Tudo aquilo que seria descartado deve ser reaproveitado.
É possível lucrar muito com a economia circular e literalmente transformar o lixo em ouro.
O segredo para isso está no design inicial do seu produto, que desde sua concepção deve ser pensado para seu reaproveitamento pós perda de valor de consumo.
É preciso considerar o produto, o processo, o uso e o seu sistema de reutilização desde a concepção.
(Até mesmo o uso dos bioplásticos que serão citados no item 3 já se torna uma forma excelente de obter resultados no final do valor de uso do produto).
Isto é, a economia circular incentiva às empresas a visar não só em sua etapa de produção individual, mas em toda a cadeia de valor de seu produto.
Em síntese, o setor de eletrônicos é um grande exemplo de aplicabilidade da economia circular.
Uma grande parte dos itens desses produtos são passíveis de reciclagem, voltando completamente para a indústria.
Em síntese a necessidade de poluir e explorar ainda mais os recursos da Terra diminui.
E detalhe, isso não é novidade, a própria Coca-Cola utiliza desse artificio há anos, através das garrafas retornáveis ela obtém custos menores em seu processo produtivo e polui menos o ambiente.
2 – Alavancagem de marca com economia circular:
Com o cenário favorável ao crescimento do mercado de itens sustentáveis, grandes marcas e empresas têm se adiantado e demonstrado publicamente seu posicionamento diante disso tudo.
Mostrar para o mercado e para o seu público que você já está utilizando de recursos sustentáveis ou pelo menos idealizando isso, já posiciona sua marca como apoiadora da saúde do planeta.
Além da estratégia de marketing de oportunidade, esse posicionamento fará com que seu público abrace a causa e se identifique com os valores da sua marca, proporcionando ao seu negócio uma maior visibilidade e aceitação pelo público.
Com isso, sua empresa gera engajamento com o público antes do seu concorrente e adquire vantagem no top of mind do seu mercado.
3 – Substituição do plástico convencional pelo plástico biodegradável:
A guerra contra o plástico tem tomado muita proporção e com isso algumas ações já foram tomadas.
Vamos citar um exemplo nítido que está acontecendo recentemente:
Sendo assim, é provável que ao almoçar em algum shopping você já tenha notado que algo está diferente na sua bebida. O canudo que antes estava ali presente não está mais.
Imagine que você trabalhe com a produção e fornecimento desses canudos para essas empresas. Provavelmente deve ter sentido de forma significativa esse impacto no seu negócio.
De acordo com isso, vamos imaginar que essas grandes empresas de fast food decidiram abolir o canudo de plástico, mas você sugere que ao invés de abandonar o uso desse item, podem substitui-lo pela sua linha de canudo de plástico biodegradável, que ao ser descartado se decompõe muito mais rápido e nutri o solo.
A empresa que se adiantou, como no exemplo acima, muito provavelmente teve um aumento significativo em seu marketshare e deixou seus concorrentes comendo poeira.
Pensando nisso, aqui na Tiken nós temos a TK-Bio que é nossa linha de produtos biodegradáveis.
Que por sua vez, além de nutrirem o solo, possuem ótimas propriedades e aplicações variadas.
Conclusão
Vale ressaltar que a sustentabilidade e a economia circular são assuntos extremamente sérios e jamais devem ser tratados somente como jogada de marketing.
Antes de tudo, a causa principal é fazer do mundo um lugar melhor e com maior qualidade de vida.
Em suma, a economia circular não diz respeito somente sobre o ciclo do uso contínuo e não linear de recursos, mas também do ciclo de nossas atitudes que sempre retornam para nós.
Com isso, se todo seu posicionamento for somente com fins de se obter vantagem e não pelo motivo correto, as pessoas perceberão isso e todo o amor pela “pseudo sustentabilidade” do seu negócio pode voltar em forma de críticas e polêmicas.
Se você quer largar na frente da concorrência, entre em contato conosco e conheça nossa linha de materiais biodegradáveis.
Nós da Tiken apoiamos a economia circular e o bem do planeta Terra.
Através da química estamos fazendo do mundo um lugar melhor.